Como doar

Pessoa física
Você pode contribuir com os projetos culturais do Exército Brasileiro ao destinar até 6% do seu Imposto de Renda devido. O valor é 100% deduzido, por meio da Lei Rouanet.

A seguir, acompanhe o passo a passo e veja como é fácil se tornar um Mecenas da cultura militar:

  • 1) Efetue seu cadastro no site do Programa Mecenas. É importante preencher todos os dados solicitados.
  • 2) Após o cadastro concluído, você obterá uma senha de acesso ao sistema restrito.
  • 3) Com o número do seu CPF e senha, acesse o seu ambiente.
  • 4) Logo na primeira tela, você pode visualizar o portfólio de projetos culturais do Exército Brasileiro.
  • 5) Selecione o projeto para o qual deseja efetuar a contribuição.
  • 6) Antes de inserir o valor a ser investido em cultura, você pode fazer uma simulação e verificar a quantia que poderá ser deduzida do seu Imposto de Renda. Para isso, acesse o simulador pelo botão abaixo.



  • 7) Após a simulação, preencha o campo com o valor da contribuição.
  • 8) Você poderá fazer seu investimento em cultura por meio de três formas: pela Fundação Habitacional do Exército, por Boleto Bancário ou por Desconto em Folha de Pagamento.
    - Fundação Habitacional do Exército:
    Neste caso, é necessário imprimir o boleto bancário e o Contrato FHE. De posse do boleto, do contrato preenchido, de sua carteira de identidade e contracheque, dirija-se à agência mais próxima da Fundação Habitacional do Exército. Ela será responsável pelo pagamento do boleto. Confira aqui a lista de agências pelo Brasil.
    - Investimento em cultura através de boleto bancário:
    Basta gerar o Boleto e efetuar o pagamento do mesmo, em qualquer agência bancária.
    - Desconto em Contracheque:
    Basta imprimir a Carta Comercial que é disponibilizada no site, assiná-la e enviá-la para a FuncEB;
  • 9) O Recibo de Mecenato estará disponível até 31 de janeiro do ano seguinte ao investimento em cultura. Você receberá uma notificação por e-mail informando que o Recibo de Mecenato está disponível para impressão em nosso sistema.
    Este documento, emitido pela FunCEB, será importante para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Imprima-o e guarde uma cópia com você.

Pessoa jurídica

A maioria das empresas que utiliza o mecanismo do mecenato conhece os benefícios por ele dispostos; já que a sua utilização proporciona a consolidação da marca da empresa.

Ao contribuir para um projeto do Programa Mecenas o empresário terá a certeza de que seu dinheiro será empregado por uma das instituições mais confiáveis e criteriosa na aplicação de recursos.

Participando do Programa Mecenas a empresa se diferencia das demais por colocar em termos concretos a sua responsabilidade social, transformando o seu imposto de renda em benefícios para a cultura militar.

1 - QUE EMPRESAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROGRAMA MECENAS E QUAL O VALOR DESSE INVESTIMENTO?

Os projetos do Programa Mecenas são enquadrados no Artigo 18 da Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), que autoriza as empresas tributadas com base no lucro real deduzire integralmente, até o limite de 4% do imposto derenda devido.

2- COMO SERÁ APLICADA A DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Após a apuração do imposto devido, a empresa escolherá o(s) projeto(s) cultural(is) do Programa Mecenas para depositar o valor a ser deduzido(4%), como investimento em cultura ou patrocínio, na conta específica do projeto cultural escolhido.

Dessa forma, a empresa deixará de pagar à União a parcela correspondente ao investimento em cultura ou patrocínio, recolhendo, somente, o restante do imposto devido, já abatida a dedução do incentivo.

3- COMO SERÁ COMPROVADO SEU INVESTIMENTO EM CULTURA?

O Recibo de Mecenato fornecido pela Fundação Cultural Exército Brasileiro - FUNCEB é o instrumento hábil para comprovar o depósito correspondente ao patrocínio ou investimento em cultura.

A empresa receberá uma notificação por e-mail, informando que o Recibo de Mecenato estará disponível para impressão em nosso sistema. Este documento será importante para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

As pessoas jurídicas interessadas em contribuir devem entrar em contato com a coordenação do Programa Mecenas.
Clique aqui e veja como proceder.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo formulário Fale Conosco ou ligue para (21) 2519-5103.



separação



Copyright © Departamento de Educação e Cultura do Exército e Fundação Trompowsky. Todos os direitos reservados.